Teste de QI - Entenda como funciona

Teste de QI - Entenda como funciona

Publicador por: Teste de QI em: 10/05/2021

Quer saber como um teste de inteligência é capaz de medir seu QI? Acompanhe aqui para entender.


Para muitas pessoas, entender o conceito de inteligência ainda é um mistério. Suas capacidades mentais são medidas pelo número de diplomas, experiências de vida, capacidade de raciocínio? O que determina se uma pessoa é inteligente ou burra?


Considerar o nível de inteligência de uma pessoa depende de uma série de fatores. O contexto em que você se encontra, o tipo de expectativas e o grau de conhecimentos são as bases que temos para julgar a inteligência do outro.


Ainda que o conceito pareça ser super subjetivo, há muito tempo a sociedade aceita um medidor universal para estabelecer o nível de inteligência das pessoas: o coeficiente de inteligência, ou QI.


O teste de QI é muito popular e pode te ajudar não só a saber seu nível de inteligência, mas quais aspectos dela você deve trabalhar para aumentá-lo. Que tal conhecer um pouco mais sobre esses testes então?

O que é inteligência?

Definir inteligência é difícil. Cada estudioso oferece uma perspectiva diferente e que considera uma grande quantidade de elementos. Enquanto muitos teóricos consideram um conceito de inteligência único e geral, outros afirmam que existem diferentes tipos de inteligência.


Para que você possa entender o Teste de QI, a Enciclopédia Britânica oferece um conceito de inteligência humana que serve como bom ponto de partida:


Inteligência Humana é uma qualidade mental que consiste na habilidade de aprender com as experiências, adaptar-se a novas situações, entender e lidar com conceitos abstratos e usar o conhecimento para manipular seu próprio ambiente.

Assim, a ideia de que inteligênte é a pessoa que estudou muito, tem diplomas e especializações acaba caindo por terra, ainda que não se possa negar seu maior conhecimento em determinada área do conhecimento.


Esse é um conceito de inteligência geral, mas que deixa aberto espaço para as variáveis da inteligência. Uma pessoa pode ter essa capacidade de adaptação por sua inteligência linguística ou emocional, ainda que não tenha inteligência logística, por exemplo.

QI: entenda o conceito do coeficiente de inteligência

Quando consideramos a ideia de que existem diferentes tipos de inteligência, medir o nível de uma pessoa parece impossível, não é? É aí que entra o QI, ou coeficiente de inteligência.


O QI é um medidor de nível de inteligência que considera uma série de testes e fórmulas para chegar a um valor global de capacidade intelectual dos indivíduos. Existem diversos testes e muito debate sobre a origem da medição do coeficiente de inteligência.


O termo QI foi introduzido em 1912 por William Stern, mas as medições do coeficiente de inteligência começam, na verdade, muito antes, com os testes de Alfred Binet e Theodor Simon. O teste Binet-Simon de QI considerava a inteligência baseada em habilidades verbais, mas só se aplicava a crianças de até 16 anos. O primeiro teste focado em adultos surge apenas em 1939, com David Wechsler.


Não existe e, provavelmente, nunca vai existir um consenso sobre qual o melhor teste de QI, já que cada um possui formas de pontuação e medição diferentes da inteligência.


O único consenso que parece existir é que, quanto mais variantes são consideradas, mais corretos serão os resultados e melhor será sua capacidade de identificar que habilidades precisam ser desenvolvidas para melhorar seu coeficiente de inteligência.

Como o teste de QI funciona?

Existem diversas tabelas de divisão, cálculo e classificação para que se determine o resultado de um teste de coeficiente de inteligência. Como base geral, os testes são compostos de cerca de 30 questões de múltipla escolha onde você deve preencher a lacuna com imagens ou números que completem a sequência.


Para chegar à resposta, a pessoa que está sendo testada deve ser capaz de utilizar sua interpretação de linguagens, lógica e dedução, chegando ao resultado correto.


O modelo mais comum a ser utilizado no cálculo do resultado final dos testes é o desenvolvido por Welchsler, por considerar adultos. Nela, a média de inteligência é de 100, com uma variação de pontuação de 15 para mais ou menos para determinar o grupo.


  • QI acima de 130: superdotação;
  • 120 - 129: inteligência superior;
  • 110 - 119: inteligência acima da média;
  • 90 - 109: inteligência média;
  • 80 - 89: embotamento ligeiro;
  • 66 - 79: limítrofe;
  • 51 - 65: debilidade ligeira;
  • 36 - 50: debilidade moderada;
  • 20 - 35: debilidade severa;
  • QI abaixo de 20: debilidade profunda.

Faça seu teste de QI agora mesmo e descubra seu nível de inteligência!

Como melhorar meus resultados no Teste de QI?

Como já comentamos, existem diversos tipos de inteligência e os testes, em geral, se baseiam em raciocínio lógico e capacidade de dedução. Isso significa que trabalhar seu cérebro para melhorar os resultados, ou seja, aumentar sua inteligência, é possível.


O cérebro é um músculo como outro qualquer. Assim como acontece com seu tríceps na academia, exercitar o cérebro e aumentar sua capacidade é sempre possível. As soluções são muitas, desde as mais simples, como ler com frequência, até as mais complexas, como cursos para estimular atividades específicas.


Existem muitos livros que ensinam técnicas para melhorar sua memória, concentração e capacidade de aprender mais informações em menos tempo. Se sua intenção é melhorar cada vez mais sua capacidade cognitiva, essa pode ser a resposta.


Mais do que soluções para concentração e memória, você pode procurar, também, por cursos focados em Inteligência Emocional, Inteligência Relacional e outros tipos. Esses cursos, mais do que te ajudar a ter resultados mais altos nos testes de QI, preparam seu cérebro para lidar melhor com muitas situações de estresse e pressão no seu dia a dia.


Para medir sua inteligência agora mesmo, experimente nosso Teste de QI Online e descubra seu potencial cognitivo!